top of page

O mandrião

  • Foto do escritor: marizabarreiros
    marizabarreiros
  • 11 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

O que é o mandrião de batizado?



O mandrião é a vestimenta mais tradicional nas cerimônias de batizado. É a roupa mais aconselhável para batizados de bebês em vários cantos do mundo.


A tradição do uso dessa peça surgiu em 1841, quando a rainha Vitória, soberana da Inglaterra, batizou sua filha com um modelo de mandrião. As cores variam do branco até o offwhite, seguindo sempre nuances bem claras para simbolizar a pureza do recém-nascido.


O Brasil adotou o mandrião como ícone para os batizados e, graças a exuberância dos bordados manuais e das belíssimas rendas produzidas aqui, como a renda renascença, o mandrião batizado tornou-se a peça mais clássica e desejada para a cerimonia de iniciação na vida cristã.



O costume originado na Inglaterra é de passar a peça entre todos os recém-nascidos da família, criando, assim, um elo entre as gerações. Essa tradição também foi adotada no Brasil. É comum os pais comprarem o mandrião já pensando no uso por todos os seus filhos, netos e demais descendentes.



O mandrião é sem dúvida o ícone mais emblemático dos batizados da realeza britânica. Mais de 60 bebês da família real britânica usaram réplicas do mandrião criado em 1841 para a princesa Victoria, filha mais velha da rainha imperatriz Victoria, incluindo nesses todos os filhos e netos da rainha Elizabeth.


A Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, batizou com esse mandrião de renda seus três filhos — George, Charlotte e Louis. Recentemente, Archie, filho do príncipe Harry e da duquesa de Sussex Meghan, recebeu as bençãos do batismo utilizando também a tradicional veste família.


O mandrião para batizado é uma das melhores escolhas para quem quer seguir pelo estilo clássico do sacramento do batismo. A peça é linda, tradicional e ainda traz em si a possibilidade de criar um elo entre as futuras gerações da família.



Imagine você poder usar o mesmo mandrião de batizado com seus filhos, depois com seus netos e, mais no futuro, os filhos deles poderão dizer que aquele lindo mandrião de renda está na família há várias gerações. A escolha pelo mandrião é um investimento no futuro e na história da sua família.



 
 
 

Comments


bottom of page