Conheça os tipos de cabides, seus usos e como guardar corretamente roupas e bolsas.
- Felipe Tozo
- 22 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
A organização é essencial na nossa vida! Ela traz agilidade, praticidade e conforto. Não é nada agradável procurar uma roupa e não encontrar, ou encontrá-la amassada.
Existem muitos modelos de cabides, e na hora da organização eles fazem toda a diferença no guarda-roupa, apesar de muitas organizers terem preferência por um modelo só e deixar o armário com visual agradável.
O primeiro passo é adquirir cabides para cada tipo de roupa e praticar a reutilização: devolva pra lavanderia aqueles cabides frágeis, quase descartáveis que servem apenas para acomodar as suas roupas até que você as retire da lavanderia.
Outra sugestão importante é se desprender de roupas que você já não usa há mais de duas estações repetidas. Desapego tá diretamente ligado com a organização de seu armário.
Saber organizar as peças de roupas, definindo se ficarão dobradas ou penduradas, é essencial não somente na hora de encontrá-las, mas também para conservar o tecido das roupas. Nem tudo deve ser guardado em cabide.
Na organização do armário, vale pendurar as roupas em grupo, assim, ficarão separados as jaquetas ou casacos, camisas, saias e vestidos. Outra opção seria separá-las conforme a cor. Porém, tudo depende do espaço que você dispõe para guardar suas roupas.
Nas gavetas ou prateleiras podem ir as camisetas. Se houver espaço para pendurá-las, é indicada a utilização de cabides de. metal, por serem mais compactos.
Roupas de tricô em lã ou algodão devem ser guardadas dobradas em prateleiras ou caixas. Peças como tops, leggings, saias, camisetas, shorts, agasalhos e vestidos esportivos também devem ser guardadas dobradas.
Vestidos de festa com pedrarias e paetês, apesar de terem alça para cabide é melhor guardar em caixas envolto a um papel de seda. Vestidos mais leves podem ser dispostos em cabides, mas nunca sem uma capa de proteção.
As blusas ou vestido de alcinha, por exemplo, precisam de cabides com cavas para não escorregar.
Os modelos com presilhas devem ser utilizados para pendurar calças e saias. O indicado é que as calças sejam presas pela barra para não marcar a dobra. Neste caso, será necessário um espaço alto dentro do seu armário. Cuidado com alguns tecidos como seda, couro, para não marcar.
Existem alguns cabides com presilhas que já vêm com uma um tecido aveludado para evitar que isto aconteça. Prefira presilhas cromadas (de preferência revestida de veludo), as de plástico ficam frouxas com o tempo. Ao pendurar, estique a saia entre as presilhas, as fitinhas nas laterais da saia criam dobras desnecessárias. As calças casuais mais curtas e feitas de materiais mais rústicos, como jeans e calças de sarja podem ser dobradas e guardadas em gavetas. A outra opção é colocá-las dobradas nos cabides de madeira.
Blusas de tecidos delicados e que amassam facilmente devem ser coladas em cabides revestidos com feltro, camurça ou veludo
Os ternos, blazers e casacos devem ser colocados em cabides estruturados com volumes nas pontas, assim, mantêm a forma da peça de roupa. Dê atenção especial aos casacos pesados de inverno, de pele e de lã. Coloque-os em cabides mais largos e fortes, capazes de suportar o peso da peça.
Dicas:
· Pendure uma roupa por cabide, assim consegue visualizar todas as suas roupas.
· Conjunto guarda junto;
· Cada metro de varāo cabe em média 40 cabides finos;
· Nas camisas e ternos feche sempre o primeiro botão e arrume a gola para nāo deformar;
· Use proteção somente para as roupas que você nāo usa com frequência. Nāo use proteção de plástico, naylon, algodão ou sarja para nāo mofar as roupas;
· Nāo use cabides de lavanderia;
· Opte por dobrar as roupas de elástico, malha ou tricô. Shorts e camisetas podem ser guardados em gavetas ou prateleiras;
· Coloque os cabides em uma direção só, é mais fácil para colocar e tirar no armário.
Quando pendurar casacos e camisas, sempre feche o primeiro botão ou zíper para que não amassem ou caiam do cabide.
Assim que retirar uma peça de roupa do cabide, passe-o para uma das extremidades do guarda-roupa. Com os cabides vazios todos juntos num dos cantos do suporte, você vai manter a ordem do armário e encontrar
· Para facilitar a visualização e evitar que as roupas amassem, pendure apenas uma peça por cabide. Somente se o espaço não permitir, agrupe no máximo 3 peças de tecido fino, dando preferência a peças de tamanho e modelo semelhantes para evitar a desarmonia visual.
· Para evitar que as roupas amassem, deixe no mínimo um dedo de distância entre os cabides.





Comments