top of page

Motocicleta

  • Foto do escritor: marizabarreiros
    marizabarreiros
  • 9 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de mar. de 2022

No final do Século XIX, foi criado o primeiro motociclo que era, basicamente, uma bicicleta. Desde então foi evoluindo até os versáteis motociclos de hoje.

A motocicleta pode ser usada como um veículo de transporte, um veículo de trabalho ou um veículo de lazer ou esporte e seja qual for a utilização ou modelo, continua sendo um veículo de locomoção.


Os termos utilizados para o condutor da moto variam de acordo com a região, o país. Os termos motoqueiro e motociclista existem para uma desambiguação com o condutor de moto que chamamos atualmente de “moto-boy”. Porém, em algumas regiões ainda há uma diferença de motoqueiro e motociclista: MOTOCICLISTA é aquele que usa moto para lazer, locomoção, diversão ou esporte, mas não como meio de trabalho e consideram de suma importância o uso de equipamentos de segurança, e costumam trafegar dentro das normas de trânsito com responsabilidade e cautela, preocupando-se muito com sua integridade física e de sua motocicleta; MOTOQUEIRO é um termo mais pejorativa e se remete àquele que conduz uma moto sem possuir autorização legal para pilotar, sem usar todos os equipamentos de segurança e sem atender as normas de trânsito. Contudo, no Brasil, estes termos tendem a se fundir e terem a mesma definição, uma vez que as leis de trânsito tem exigido cumprimento no uso de equipamentos de proteção e respeito às leis de trânsito a todos os condutores de motocicleta.











O Piloto de Motocicleta é o profissional de competições de motociclismo: motovelocidade, esporte caro e bastante difundido no Brasil e no Mundo. Essas competições acontecem em autódromos ou circuitos asfaltados.








Há ainda o MOTOTURISMO que é um conceito de viagem, com qualquer propósito e duração, cujo meio de transporte é a moto, e caracteriza-se essencialmente pelo espírito de aventura, liberdade e descoberta. A necessidade do homem em montar uma moto e correr caminhos à procura do mundo, mistura-se com o próprio desenvolvimento desta máquina, que se massificou principalmente graças à Primeira Guerra Mundial e rapidamente passou a fazer parte do imaginário dos mais aventureiros. Este espírito de aventura, liberdade e descoberta foi-se desenvolvendo de tal forma, que em meados dos anos 50 surgiu o termo "mototurismo", evoluindo até à atualidade.




De acordo com cientistas japoneses, pilotar uma moto faz bem para o cérebro. Estudos realizado pela Universidade de Tohoku, junto á Yamaha, efetuou a análise em 22 homens, foram observados todas as movimentações e atividades das áreas frontais do cérebro, responsáveis pela memória, gestão da informação e concentração. No teste, durante dois meses, onze homens utilizaram moto, e o outro grupo utilizou carros. Os resultados da pesquisa apontaram melhorias relevantes na memória e outras atividades típicas das áreas frontais do cérebro. Alguns investigadores do estudo afirmam que andar de moto é uma das atividades de lazer que maior satisfação transmite.



 
 
 

Commentaires


bottom of page